ATPS Avaliação Psicológica 1
Avaliação psicológica é um trabalho científico e técnico feito com pessoas e/ou grupos de pessoas que clama por metodologias específicas, de acordo com cada área de conhecimento.
É um trabalho dinâmico em que se enquadram princípios de informações de rigor esclarecedor sobre os fenômenos psicológicos, com o propósito de auxiliar os trabalhos nos inúmeros contextos de atuação do psicólogo, dentre eles, saúde, educação, trabalho e outros departamentos em que ela se mostrar imprescindível. Trata-se de um estudo que requer um planejamento prévio e cuidadoso, de acordo com a demanda e os fins para os quais a avaliação se destina.
A preocupação com a área tem sido um campo largamente analisado por pesquisadores no país inteiro. Esse movimento de aceitação é originário dos diversos controvérsias enlaçados no campo, o que parece intrínseco, uma vez que a ciência psicológica, como em outras, tem ideia dinâmica e pretensão de renovação certeira, constituindo a sua produção em todas as vertentes, bem como na área de avaliação psicológica.
Os problemas referentes à área, relatados nos mais diversos estudos, referem-se à pobre formação dos profissionais, ao uso inapropriado de instrumentos psicológicos, aos instrumentos desatualizados e sem fundamentação científica, à falta de professores especializados e à falta de aderência sobre como deve ser feita a formação do psicólogo nessa área, no âmbito da graduação.
A Resolução CFP nº 002/2003, em seu Artigo 11º, diz que "as condições de uso dos instrumentos deem ser consideradas apenas para os contextos e propósitos para os quais os estudos empíricos indicaram resultados favoráveis". O artigo quer dizer que a simples aprovação no Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos (Satepsi) não quer dizer que o mesmo possa ser utilizado em todo contexto, ou para qualquer resultado. A tenacidade para um uso particular