Evolução dos meios de transporte
Introdução
Os meios de transporte são o reflexo da sociedade. Conforme o homem evoluía, a maneira de se transportar se transformava. Primeiro, a necessidade o fez pensar em meios básicos para ajudá-lo, como construir botes para atravessar rios e usar animais como força de tração. Depois, a ciência o auxiliou: foram construídos meios de transportes mais rápidos, mais seguros e que chegavam cada vez mais longe, a ponto do homem conseguir chegar ao espaço.
História da Evolução dos Meios de transportes
A tabela abaixo demonstra os principais meios de transportes Terrestre
Ferroviário, Rodoviário e Metroviário.
Carro, caminhão, ônibus, motocicleta, metrô, trem, etc.
Aquático ou Hidroviário
Marítimo, Fluvial e Lacustre.
Navio, barco, caravelas, barcas, balsas, etc.
Aéreo
Avião, helicóptero, balões, dirigíveis, etc.
Um elemento muito importante é a roda: ela proporcionou, a partir de sua invenção, em 3000 a. C., na Mesopotâmia, uma revolução. Apesar de rudimentar e muito pesada, foi possível tornar o transporte mais eficaz quando elas foram aplicadas em carros tracionados por animais de grande porte, domesticados pelo homem.
O primeiro automóvel foi criado em 1885, por Karl Benz, na Alemanha. Tinha motor movido à gasolina e somente três rodas. Logo, outros fabricantes tentavam aperfeiçoar a invenção sobre rodas e colocá-la no mercado. Foram idealizados novos modelos na Europa e nos EUA.
Depois da Primeira Guerra Mundial, os fabricantes começaram a produzir os automóveis em série; nessa época, as fábricas estavam nos países mais desenvolvidos e a concorrência era muito acirrada. No Pós-Segunda Guerra é que eles começaram a chegar com mais força nos países da América Latina.
No Brasil de Getúlio Vargas, o mercado estava aberto para grandes marcas como Ford e General Motors, desde a década de 1930. Mas foi no governo de Juscelino Kubitscheck que os automóveis começaram a ser também