Atps Anatomia
Os principais componentes do Sistema Nervoso Central são o Encéfalo e a Medula. Aonde a Medula conduz estímulos do Encéfalo para as porções distais e estímulos sensitivos das partes distais para Encéfalo. Já o Encéfalo em conjunto com a Medula Espinal, regula processos inconscientes e coordena a maior parte dos movimentos voluntários. Além disso, o Encéfalo é o local da consciência permitindo aos seres humanos pensar e aprender. A Medula Espinhal e seus nervos associados têm imensa importância funcional, ela não é apenas um condutor de impulsos nervosos. Os circuitos neuronais medulares são importantes na produção dos movimentos musculares, pois eles exercem o controle direto sobre os músculos. O Tronco Encefálico recebe informações sensitivas de estruturas cranianas e controla os músculos da cabeça, contém circuitos nervosos que transmitem informações da medula espinhal até outras regiões encefálicas e, em direção contrária, do encéfalo para a medula espinhal e desempenha funções motoras e sensitivas específicas.
As estruturas do Diencéfalo são: o Tálamo, o Hipotálamo e o Epitálamo. (AQUI ESTÁ FALTANDO A PARTE DO CEREBELO NO TEXTO) As Meninges são: Dura Mater, Aracnóide e Pia Mater, o líquor serve para proteger e nutre o encéfalo e a Medula Espinal enquanto flui ao seu redor. São doze os nervos cranianos: I - Nervo olfatório, II – Nervo óptico, III Nervo óculo-motor, IV- Nervo troclear, VI - Nervo abducente, V- Nervo trigêmeo, VII- Nervo facial, VIII- Nervo vestíbulo coclear, IX- Nervo glossofaríngeo, X- Nervo vago, XI - Nervo acessório, XII- Nervo hipoglosso e trinta e um pares de nervos espinhais que são distribuídos em oito pares de nervos cervicais, doze pares de nervos dorsais ou torácicos, cinco pares de nervos lombares, seis pares de nervos sacrais.
O córtex é dividido em Córtex visual primário, que analisa os sinais nervos visuais proveniente dos olhos, Córtex de associação visual integra dados visuais