Resenha O Engenheiro
Além do curso de graduação, os autores ressaltam, que o engenheiro deve procurar se qualificar ainda mais participando de cursos de pós graduação, mestrado e até mesmo doutorado, pois é uma forma de se atualizar em sua área de atuação e também de se aprofundar em algum estudo especifico.
Ética profissional, pode se dizer que deve ser uma prática constante no dia-a-dia do engenheiro, pois o seu papel é contribuir positivamente para o desenvolvimento da sociedade. O profissional da engenharia tem como um de seus objetivos contribuir para melhoria da qualidade de vida da sociedade.
Mediante as mais diversas áreas de atuação, pode-se concordar que é impossível um único indivíduo participar em todas as áreas da engenharia, pois o mesmo não seria capaz de dominar todos os assuntos com profundidade, contudo o profissional não é obrigado a limitar-se a sua área de atuação.
Com respeito a formação do engenheiro, faz-se necessário ter cursos estruturados, disciplinas teóricas bem fundamentadas, estágios no mercado de trabalho e também aulas práticas. O objetivo do processo educacional é capacitar o indivíduo pra que ele solucione problemas de forma técnica e fundamentada nos conceceitos estudados.
A formação acadêmica do engenheiro pode-se dividir em quatro períodos, são eles: Básico, específico, profissionalizante e complemetar. Vale ressaltar que o período básico é muito importante, pois é o período em que será formada uma base sólida para construção de conceitos técnicos, dessa forma as disciplinas são alocadas no início do curso.
Apesar de repetitivo, em alguns aspectos, o texto aborda alguns pontos que são importantes para o público alvo, neste caso os