Atps Anatomia
A medula espinhal é o centro dos arcos reflexos. Encontra-se organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estrutura subordinada ao cérebro, porem pode agir independente dele.
Cérebro
O cérebro está relacionado com a maioria das funções do organismo como a recepção de informações visuais nos vertebrados, movimentos do corpo que requerem coordenação de grande número de partes do corpo. O cérebro encontra-se protegido pelas meninges: pia-máter, dura-máter e aracnóide
Bulbo ou medula oblonga
O bulbo tem a função relacionada com a respiração e é considerado um centro vital. Também está relacionado com os reflexos cardiovasculares e transmissão de informações sensoriais e motoras.
Cerebelo
O cerebelo é responsável pelo controle motor. A organização básica do cerebelo é praticamente a mesma em todos os vertebrados, diferindo apenas no número de células e grau de enrugamento. Pesquisas recentes sugerem que a principal função do cerebelo seja a coordenação sensorial e não só o controle motor.
Ponte
A função da ponte é transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral. Faz conexão com centros hierarquicamente superiores.
Encefalo
Tem como função receber as mensagens recolhidas pelos receptores e processa-las, interpretar, classificar, produzir uma resposta e transmitir ordens aos músculos e glândulas. A medula espinhal impulsos sensoriais de receptores e envia impulsos motores e efetuadores tanto somáticos quanto viscerais, ela pode efetuar em reflexos dependente ou independente do encéfalo. No tronco encefálico encontram-se núcleos que presidem os mecanismos homeostáticos mais básicos como ritmo cardíaco e respiração e a dor.
Diencéfalo: Tálamo, hipotálamo, subtalomo e epitalomo.
Cerebelo: hemisférios cerebelares, fissuras do cerebelo, corpo medular do cerebelo e córtex cerebelar.
O tecido do SNC é muito delicado. Por esse motivo, apresenta um elaborado sistema de proteção que