ATPS ANALISE DE INVESTIMENTOS
O fluxo de caixa é um instrumento de suma importância para todo tipo de empresa, pois através dele a empresa poderá se autoplanejar e a trabalhar utilizando dados estatísticos; além disso, proporciona uma visão sobre o desempenho da empresa a curto e médios prazos, oferece uma visão para investimentos apresentarem índices de crescimento acentuado.
Analisando o diagrama, podemos perceber que o fluxo de caixa é uma poderosa ferramenta de planejamento financeiro. A ausência do mesmo poderá ser um fator predeterminante para a empresa não atingir seus objetivos.
O controle e o planejamento podem ser utilizados como instrumentos para gerar lucros e manter e a saúde econômica e financeira sempre em boas condições.
O fluxo de caixa é basicamente formado por três partes, são elas:
*Investimento inicial ou nos períodos iniciais: eles podem ser no formato de bens físicos quanto na forma de investimento em capital de giro, para suportar o projeto ele deve ter o sinal de negativo no fluxo de caixa.
*Retornos de caixa do investimento: após alguns períodos o projeto se torna rentável, gerando fluxos de caixa positivo para a empresa.
*Valores residuais: normalmente são positivos e eventualmente negativos.
Fluxo de caixa é um grande sistema de informações para o qual convergem os dados financeiros gerados em diversas áreas da empresa. A maior dificuldade para se ter um fluxo de caixa realmente eficaz é gerenciar adequadamente este sistema de informações. Na maioria das Micro e Pequenas Empresas, tudo pode ser resolvido e analisado utilizando uma simples planilha.
Assim sendo, esses são alguns dentre muitos outros métodos para se analisar e elaborar um fluxo de caixa relevante.