ATPS ADM
Administração é o ato de administrar ou gerencias negócios, pessoas ou recursos, com o objetivo de alcançar metas definidas. A administração é um ramo das ciências humanas que se caracteriza pela aplicação prática de um conjunto de princípios, normas e funções dentro das organizações, praticadas especialmente em empresas.
No decorrer da história da administração encontramos cinco variáveis: tarefa, estrutura, pessoas, ambiente e tecnologia. Cada uma dessas variáveis provocou há seu tempo uma diferente teoria administrativa, marcando um gradativo passo no desenvolvimento da teoria da administração.
Com base na teoria da administração surgiram:
Escola clássica – A idéia principal era a eficiência dos processos produtivos, combate ao desperdício, administração como processo, eficiência do modo burocrático de organização. E teve Fredderick Winslow Taylor, Henry Ford, Henri Fayol e Max Weber como integrantes da escola clássica.
Evolução da escola clássica (escola neoclássica) – Foi o momento em que a ênfase se deslocou da eficiência para competitividade, a principal idéia foi a estruturação de grandes corporações, oferecendo produtos específicos para cada tipo de mercado, com planejamento estratégico. E seus integrantes foram Pierre Du Pont e Alfred Sloan.
Enfoque comportamental – O enfoque comportamental ou a escola comportamento fundamenta-se no comportamento individual, não é por razão que um dos seus temas-chaves é a motivação, também temos a características que diferenciam as pessoas umas das outras, liderança, ética e responsabilidade social e cultura organizacional. E um nome importante na motivação é de Abraham H. Maslow.
Pensamento sistêmico – Com o pensamento sistêmico, o campo de visão se amplia, temos que entender e lidar com a complexidade como, por exemplo, jogar xadrez com os olhos vendados, ou outro exemplo os Jogos Olímpicos. Um raciocínio complexo, em geral, é abstrato e faz evoluções de ordem superior.
A definição ou conceito do que