ATPS-Adiministracao
CURSO: Administração
DISCIPLINA: Teorias da Administração
EQUIPE:
TUTORA: L
Introdução
Este trabalho tem como principal propósito o estudo dos antecedentes históricos e sociais, e os fatores determinantes para o surgimento das teorias da administração.
As Teorias Administrativas tiveram sua importância reconhecida a partir do início o século XX, antes desse período, as indústrias produziam artesanalmente, suas formas de produção eram rudimentares e adotavam normas próprias normas de acordo com as necessidades, independente do lugar ou época em que estivessem inseridas. As teorias administrativas surgem como forma de permear as relações de trabalho, de modo a analisar o comportamento do homem, os fatores que interferem nesse comportamento e os resultados desse trabalho. Com o início da Revolução Industrial, os produtos deixam de ser fabricados por estrutura familiar de forma artesanal e passam a fabricação por complexo industrial com o surgimento das máquinas a vapor, em seguida a invenção do motor a combustão e eletricidade, aumento da demanda trabalhista, produção em larga escala, péssimas condições de trabalho, conflitos trabalhistas, cenário em que foi criada a primeira lei trabalhista na Inglaterra. Assim a sociedade, com seus complexos organizacionais e suas estruturas empresariais gigantescas, mais que nunca necessita dessa ciência, para gerenciar, organizar e controlar todo processo das grandes e também das pequenas organizações, constituídas formalmente ou não, para que as mesmas alcancem seus objetivos lucrativos, ou sociais, com eficiência e eficácia.
Surgimento das Teorias Administrativas
As organizações surgiram em função da necessidade de o homem atender suas necessidades, constituindo-se em uma das mais marcantes características da sociedade contemporânea. As teorias administrativas, muitas vezes também