Atps 3 negociação
O negociador efetivo dentre as suas habilidades, tem a capacidade de identificar e aproveitar novas oportunidades, de comunicar-se facilmente com as partes envolvidas, de liderar e contribuir para um acordo “ganha-ganha”, de aceitar desafios e reconhecer riscos sem prejudicar os objetivos.
Neste sentido, algumas habilidades de negociação são essenciais que os administradores precisam aprimorar para atuar no mundo, segundo Martinelli e Almeida, resumem estes pontos básicos em: * Concentrar-se nas ideias * Buscar o maior número possível de alternativas * Separar as pessoas dos problemas * Ter objetividade * Saber falar e ouvir * Buscar relacionamento duradouro * Ser flexível * Saber interpretar o comportamento humano * Usar o silêncio adequadamente
O negociador deve ter uma visão ampla, sistêmica da situação que permite atuar de maneira diferente em cada caso.
Para Martinelli e Almeida todas as sugestões possuem vantagens e desvantagens cabem aos negociadores emprega-las e utilizarem de maneira adequada. Segundo os mesmos autores existem dois tipos de negociadores: os convencionais e os não-convencionais e cada um deles age de forma distinta.
Os negociadores convencionais: utilização de questões abertas; reformulação daquilo que o outro negociador disse; uso do silêncio; confirmação dos sentimentos e emoções.
Os negociadores não-convencionais: utilização de equívocos; compreender a outra parte propositalmente; -exagero: aumentar tudo que a outra parte diz para verificar qual sua posição extrema, mudança inesperada; fazer ou