Atps 1 Bimestre
Unidade Centro
Disciplina: Análise de Investimentos
Professor: Christiano Alves Farias
Tema:Tesouro Direto
Instruções:
Grupo de 5 alunos. Responder e entregar até 14 de abril de 2015.
Nome:Thalita Ferreira Santos
Ra:6659288533
Período: 5 Período De Administração
1. Em que consiste os investimentos através do Tesouro Direto?
O Tesouro Direto é um programa de compra e venda de títulos públicos para pessoas físicas, desenvolvido pelo Tesouro Nacional em parceria com a CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia). Consiste na oferta de títulos públicos de renda fixa para pessoas físicas.
Os títulos de renda fixa podem ser pré ou pós-fixados. A cada título lançado é definida a data de vencimento e o índice de correção, como a Selic, o IGP-M ou o IPCA.
2. Quais as vantagens do Tesouro Direto quanto a Rentabilidade, Taxas Cobradas, Impostos Pagos (especialmente Imposto de Renda)?
Rentabilidade:
A rentabilidade varia de acordo com o tipo de título e o preço de aquisição, podendo ser prefixada (LTN), indexada à taxa SELIC (LFT), indexada ao IGP-M (NTN-C) ou indexada ao IPCA (NTN-B). Se o investidor permanecer com os títulos até a sua data de vencimento, receberá o valor correspondente à rentabilidade pactuada no momento da compra, independente das variações de preço do título ao longo da aplicação. Entretanto, no caso da venda antecipada, o Tesouro Nacional recompra o título com base em seu valor de mercado. Logo, na venda antes do vencimento, o retorno da aplicação poderá ser diferenta da acordada no momento da compra, dependendo do preço do título no momento em que o investidor decidir vender o título. Sobre os rendimentos dos títulos, incidirá o imposto de renda - pessoa física e nos investimentos de prazo inferior a 30 dias incidirá IOF.
Taxas cobradas:
I - Há uma taxa de custódia da BMFBOVESPA de 0,30% ao ano sobre o valor dos títulos, referente aos serviços de guarda dos títulos e às informações e movimentações dos