ATPC Comportamento Organizacional
Ciências Contábeis
Professora Tutora EAD: Anália Pereira Barbosa Jubanski
ANA CAROLINA GALDINO TIOSSO RA: 6789437382 ANDRESSA RIBEIRO DOS SANTOS RA: 6787417769 CAMILA TIDE BOREGAS RA: 6948450523 PATRICIA TATIANA REGINA GALDINO TIOSSO RA: 6788373484
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
ABRIL – 2013
SÃO PAULO – S.P.
INTRODUÇÃO
Empregar esta ou aquela palavra depende tão somente de nossa competência linguística, haja vista que a semântica representa fator preponderante que incidirá no aspecto negativo ou positivo decorrente de tal procedimento.
Dessa forma, eficácia eficiência são palavras que cotidianamente rondam o universo de muitos usuários, por vezes consideradas sinônimas uma da outra. O fato é que mesmo sendo consideradas como tal, não existem sinônimos perfeitos, pois normalmente apresentam diferenciações.
Em se tratando do campo da administração, essas diferenciações vêm sendo cada vez mais acentuadas, fazendo referência às palavras em questão. Assim, o artigo tem por finalidade abordar acerca delas, no sentido de promover a você, caro (a) usuário (a), uma maior familiaridade com a semântica que as nutre. Vejamos, portanto, alguns exemplos bem práticos:
Imagine que você tenha uma meta a cumprir mediante as tarefas que desempenha no seu ambiente de trabalho. Caso as cumpra na sua totalidade, significa que você foi eficaz, visto que a eficácia resulta em atingir o objetivo proposto, em executar algo de acordo com o determinado. Muito bem, você foi eficaz, mas será que foi eficiente? Às vezes, apesar da sua desenvoltura, pode ser que algo não tenha ficado assim tão perfeito. Um errinho aqui, outro ali, e pronto!