atos e fatos da contabilidae
2. Fatos Administrativos São acontecimentos dos quais decorrem mutações no patrimônio da entidade, sendo de interesse contábil. São também conhecidos como Fatos Contábeis. Exemplos: Pagamento de aval, compra de mercadorias, prestação de serviços… Os fatos contábeis podem ser classificados como permutativos (também chamados de qualitativos ou compensativos), modificativos ou mistos.
2.1 Fatos permutativos São acontecimentos que ocasionam variação no patrimônio da entidade, mas que não afetam a respectiva situação líquida (estado da diferença entre ativo e passivo). Consistem apenas na simples troca/permuta de valores entre contas do ativo e/ou do passivo, não envolvendo contas de resultado (despesas e receitas). Exemplo: Em certo momento, a empresa “Exemplo Ltda.” apresentava, em sua contabilidade:
E para iniciar suas atividades, adquire mercadorias para revenda com 50% do saldo disponível no banco. Seguem os lançamentos em razonetes (contas “T”):
Após os lançamentos, segue o balanço revisto:
A situação líquida não variou; houve tão somente uma permuta entre elementos do ativo (“50″ do banco “passaram” para o estoque). Em outros termos, houve um aumento de uma conta do ativo “compensado” pelo decréscimo de outra conta do mesmo grupo. A tomada de empréstimo é outro exemplo de fato contábil permutativo. Imaginemos que a Exemplo Ltda. tomou, em seguida, um empréstimo no valor de R$ 100,00, disponibilizado em sua conta bancária:
Após estas movimentações, constam no balanço:
Note-se que embora os totais do ativo e do passivo tenham aumentado de 300 para 400 por força dos fatos exemplificados, a situação líquida (Ativo – Passivo) não sofreu alteração. Em geral, são contas de despesa ou receita que