SAE 4140
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA - CCET
LABORATÓRIO DE MATERIAIS E METALOGRAFIA
PROFESSOR: GILMAR TONIETTO
AÇO SAE 4140
Guilherme Schiavo
Juliano da Silveira Magnabosco
Maiquel Alexander Fernandes
Caxias do Sul, 23 de Novembro de 2013
INTRODUÇÃO:
Durante o decorrer deste trabalho utilizamos oito amostras de aço 4140. Em seis destas amostras realizamos diferentes tratamentos térmicos para modificar tanto a microestrutura quanto as propriedades mecânicas das peças. Terminados os tratamentos medimos a dureza de cada peça e iniciamos os ensaios destrutivos de tração e charpy para determinar entre outros o limite de escoamento, limite de resistência à tração e resistência ao impacto.
Depois de completar os ensaios mecânicos e medir as durezas levamos as amostras para o laboratório cortamos a peça no sentido longitudinal para analisar as impurezas e no sentido transversal para analisar a microestrutura, embutimos estas peças cortadas em bakelite e iniciamos as preparações com uma série de lixas e polimento para que fosse possível fazer a análise no microscópio.
ÍNDICE:
1. REVISÃO BIBLIOGRAFICA................................................................................4
1.1 Aço sae 4140.............................................................................................4 1.2 Tratamento térmico..................................................................................4 1.3 Dureza Rockwell........................................................................................4 1.4 Ensaio de impacto Charpy.........................................................................5 1.5 Ensaio de tração........................................................................................5 2. NORMAS ADOTADAS....................................................................................6 3.