Conceito de membros da contabilidade
ATIVO – BENS E DIREITOS.
ATO ADMINISTRATIVO – É UMA AÇÃO QUE PODE OU NÃO RESULTAR EM UM FATO ADMINISTRATIVO, MAS EM SI NÃO MOTIVA UM RESULTADO CONTABIL.
BALANCETE DE VERIFICAÇÃO – É UM RESUMO ORDENADO DOS SALDOS REMANESCENTES DAS CONTAS, EM DÉBITO (ATIVOE DESPESAS) E CRÉDITO ( PASSIVO, P.L E RECEITAS).
BALANÇO PATRIMONIAL – EVIDENCIA QUALITATIVAMENTE E QUANTITATIVAMENTE A POSIÇÃ PATRIMÔNIAL E FINACEIRA DA EMPRESA.
CONTABILIDADE – SISTEMA DE INFORMAÇÃO QUE TEM COMO OBJETIVO O CONTROLE DO PATRIMÔNIO DE UMA ENTIDADE.
DEMOSTRAÇÃO DO RERESULTADO DO EXERCICIO – RESUMO ORDENADO DAS RECEITAS E DESPESAS DA EMPRESA EM DETERMINADO PERÍODO, NORMALMENTE 12 MESES OU SEJA ( LUCRO OU PREJUÍZO) DA EMPRESA.
DEMOSTRAÇÃO CONTABÍL – É O GRANDE BALANÇO DE DADOS HISTÓRICOS DA EMPRESA QUE PERMITE A ADMINISTRAÇÃO CONHECER, ATRAVÉS DOS SALDOS DAS CONTAS, A POSIÇÃO PATRIMONIAL E OS RESULTADOS ALCANÇADOS EM CADA PERÍODO.
DESPESAS – É TODO SACRIFICIO, TODO ESFORÇO DA EMPRESA PARA OBTER RECEITA OU SEJA OBRIGAÇÕES DA EMPRESA A PAGAR.
DINÂMICA PATRIMÔNIAL – PATRIMÔNIO LÍQUIDO DE UMA ENTIDADE SE ALTERA A CADA RESISTRO DE FATOS MODIFICATIVOS DO PATRIÔNIO. ESTES FATOS QUE ENVOLVEM RECEITAS E DESPESAS.
ESCRITURAÇÃO CONTABIL – RESISTRO DE TODAS AS MOVIMENTAÇÕES OCORRIDAS NA EMPRESA, DE ACORDO COM O METODO DAS PARTIDAS DOBRADAS, PLANO DE CONTAS E DEMAIS NORMAS ENVOLVIDAS.
FATOS ADMINISTRATIVO – TODA OCORRÊNCIA QUE VERIFICA NO PATRIMÔNIO E LHE TRÁS VARIAÇÕES, ESPECIFICAS OU QUALITATIVAS OU SEJA SÃO FATOS SUSCETÍVEIS DE CONTABILIDADE E POR ISSO DENOMINADO FATOS CONTABEIS.
LIVRO DIÁRIO – É UM LIVRO OBRIGATÓRIO, TODAS AS EMPRESAS DEVEM VAFER O LANÇAMENTO, ENCADERNAR E RESISTRAR EM ORGÃOS COMPETENTES E DEVEM SER REALIZADO EM ORDEM CRONÓLOGICA.
METODOS DAS PARTIDAS DOBRADAS – ENFATIZA QUE EM TODO FATO CONTABIL IRA OCORRER DUAS SITUAÇÕES OU SEJA DUAS CONTAS SERÃO UTILIZADAS ORIGEM E APLICAÇÃO OU SEJA PARA CADA UM DÉBITO EXISTE UM CRÉDITO.
OBJETIVO