Ciências contábeis
CURSO DE BACHARELADO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS
QUATRO MIL ANOS DE CONTABILIDADE
PROFESSOR: DRAOMIRO AGUIAR
DISCIPLINA: TEORIA DA CONTABILIDADE
ALUNOS: CAROLINA MEDEIROS
RAFAELA BATISTA
EWERSON HUGO
IGARASSU-PE
2013
Introdução
A evolução do homem e da sociedade como um todo é resultado, principalmente, de estudos, pesquisas, descobertas e revoluções. Com a contabilidade não é diferente, pois ela está presente tanto na vida pessoal como nos negócios empresariais e, nesse sentido, configura-se como uma ciência de vital importância para o desenvolvimento da sociedade.
A Contabilidade é tão antiga quanto à história da civilização, e advém da necessidade humana de registrar e proteger suas posses e controlá-las, organizando assim a sociedade humana economicamente. Com ela evoluíram varias outras áreas do conhecimento e seus instrumentos, como a matemática, que estão intrinsecamente ligadas á Contabilidade. Esta só conheceu os números abstratos devido à necessidade contábil, e vem evoluindo juntamente com a mesma. A economia também é grande aliada da Contabilidade, no sentido de traduzir as informações contábeis e suas demonstrações, tornando-as analíticas e competitivas indicando tendências de mercado positivas, negativas ou até mesmo.
A origem contábil e sua evolução, para assim trará novas perspectivas e tendências, deixando para traz as tabulações em argila e barro, e vindo para a Era da informática sem perder sua essência e princípios enquanto ciência e instrumento de organização e sistematização social.
RENASCENÇA
Não sabemos quem inventou a contabilidade. Sabemos, porém, que sistemas de escrituração por partidas dobradas começaram a surgir nos séculos XIII e XIV. O primeiro registro de um sistema completo de escrituração por partidas dobradas é encontrado nos arquivos municipais da cidade de Gênova, Itália cobrindo o ano de 1340. Fragmentos