Ensaios Mecânicos
ESCOPO
Ensaio de Tração
Análise de duas ligas metálicas estruturais de baixo custo: Aço Carbono 1020 e Ferro Fundido Cinzento. Realização do ensaio de tração em corpos de prova padronizados cilíndricos, à temperatura ambiente, em um sistema eletro-mecânico horizontal da Monsanto, seguindo para ambos os materiais até a sua fratura completa. Obtenção dos valores de limite de escoamento, resistência à tração e tensão de fratura, assim como valores de alongamento e estricção na fratura dos materiais ensaiados. Estimativa da deformação instantânea, devido à ausência de extensômetro no ensaio.
OBJETIVOS E METAS
Ensaio de Tração
Realizar prática experimental, assim como a análise dos resultados obtidos de um ensaio de tração monotônico quase-estático axial conduzido pela norma ASTM-E8M/00 de duas amostras de ligas metálicas estruturais de baixo custo: Ferro Fundido Cinzento e Aço 1020, para obter as curvas de tensão-deformação e suas respectivas informações de propriedades mecânicas.
Determinar os limites de escoamento e de resistência à tração dos materiais ensaiados, assim como a tensão de fratura. Definir o alongamento e a estricção na fratura.
Levantar a curva tensão-deformação correspondente e comparar o desempenho mecânico das duas amostras, explicando o resultado com base na diferença de composição das duas ligas metálicas.
INTRODUÇÃO
Freqüentemente os materiais são submetidos a esforços de diferentes naturezas, como por exemplo, tração, compressão e cisalhamento. Em vista disso, torna-se necessário a compreensão do comportamento destes materiais quando são submetidos a tais forças. O objetivo principal dos ensaios que são realizados é reproduzir os esforços aplicados e analisar o que ocorre com o material nessas circunstancias. Isto significa que o comportamento mecânico de um dado material pode ser definido pela relação entre sua resposta a determinada força aplicada [1].
Estes testes consistem