Teoria da contabilidade
PASSIVO
Representa todas as obrigações financeiras que uma empresa tem com terceiros, proveniente de transações passadas realizadas a prazo, com data de vencimento e beneficiária certo e conhecido todas as contas do passivo, representam os valores negativos do patrimônio.
A classificação do capital própiro no grupo do passivo é uma mera questão para atender a necessidade da contabilidade para garantir a igualdade entre os dois grupos (Ativo e passivo).
Obrigações: constituem-se em ato da pessoa ou empresa dispor de algum bem ou serviço e que a troca destes originam um compromisso futuro de pagamento representado por um documento, como duplicatas a pagar.
Pastrimônio líquido: é a diferença entre os valores positivos do ativo (bens e direitos) e os valores negativos do passivo (obrigações), de uma entidade em um determinado momento!
ABORDAGEM QUALITATIVA E QUANTITATIVA DO PASSIVO: O patrimônio de uma entidade pode ser visto e analisado sob os seguintes aspectos:
Aspecto qualitativo ou específico: estuda a terminologia típica de cada elemento que compõe o patrimônio, tais como bens numéricos (caixa e bancos), bens de venda 9mercadorias, produtos acabados e matéria prima, bens de renda( veículos e imóveis para locação), ou bens de uso(máquinas e equipamentos, materiais úteis e ferramentas).
Aspecto quantitativo: os componentes patrimoniais devem ser expresso em valores monetários $
A REPRESENTAÇÃO GRÁFICA DO PATRIMÔNIO
Equação Fundamental
Sendo o patrimônio um conjunto de bens + direitos - obrigações com terceiros
P.L. = A - P , onde P.L. PATRIMÔNIO LIQUIDO A = Ativo P = Passivo
Hoje 31/07/2012 falta a semana anterior
TEORIA DAS RESTRIÇÕES
Os fatos econômicos, políticos e tecnológicos influenciaram na evolução histórica da humanidade, criando novas necessidade à sociedade como ciência social, portanto,