atos oficiais e o povo negro
BULA PAPAL DE 8 DE JANEIRO DE 1454
Através desta bula o Papa Nicolau V da exclusividade aos Portugueses para aprisionar negros para o reino, pois La eles eram batizados. Segundo outro documento papal mais recente, Carta encidica “INPLURIMUS “de 5 de maio de 1888 assinada pelo Papa Leão XIII, a metade dos aprisionados eram barbaramente assassinados ao resistir à captura. Da viagem do navio negreiro de cada 10 irmãos negros embarcados, 4 morriam ao longo da viagem pelos maus tratos e eram jogados no mar.
Os registros oficiais do Brasil (bastante omissos) dizem que entraram no Brasil um total de 3.532,300 escravos
A constituição de 1824 proíbe o negro de aprender a ler e a escrever. Os poderosos do Brasil sabiam que o acesso ao saber era uma alavanca de promoção social, econômica e política de um povo. Com o decreto nº 1331 artg 6903 o grupo do poder encurralava a população negra nos porões da sociedade, as conseqüências deste decreto vem ate nossos dias, dos 23 milhões de crianças sem acesso ao estudo no Brasil, aproximadamente 18 milhões são de crianças negras
2º ATO OFICIAL: LEI COMPLEMENTAR À CONSTITUIÇÃO DE 1824 “... pela legislação do império os negros não podiam freqüentar escolas, pois eram considerados doentes de moléstias contagiosas.”(3) Os poderosos do Brasil sabiam que o acesso ao saber sempre foi uma alavanca de ascensão social, econômica e política de um povo. Com este decreto, os racistas do Brasil Educação e encurralaram a população negra nos porões da sociedade. Juridicamente este decreto agiu até 1889, com a proclamação da República. Na prática, a intenção do decreto funciona até hoje. Por exemplo: por que as escolas das periferias não têm, por parte do governo, o mesmo tratamento qualitativo que as escolas das cidades? Como é que uma pessoa afrodescendente que mora em favela terá motivação para estudar numa escola de péssima qualidade?
LEI da