atomos
Acreditamos que pela característica única deste empreendimento, o público usuário seria em sua maioria a população residente em áreas urbanas que segundo IBGE-CENSO 2010 corresponde há 84% da população (cerca de 160.218.000 milhões de habitantes).
Apesar deste animador número temos consciência de que apenas uma parte da população esta disposta a utilização deste serviço e acreditamos que em sua maioria seria a população jovem, entre 15 e 24 anos, que segundo dados do IBGE 1996 corresponde a 19,8% população total e dentre este 78,4% residem em área urbana o que nos leva a um número aproximado de 24.871.000 milhões de pessoas.(considerando que a proporção se manteve a mesma entre 1996 a 2010).
A primeiro momento o foco será a PUC-Minas que segundo dados do próprio site possui 57.751 alunos sendo 47.821 de graduação. Através de uma pesquisa preliminar realizada na unidade Coração Eucarístico, foram entrevistados 69 alunos (ver questionário apêndice 1) e como base dos resultados obtidos conseguimos identificar que 52% dos entrevistados estariam dispostos a utilizar o serviço(ver tabela completa apêndice 2).
Ficamos extremamente satisfeitos com este resultado, já que com o caráter preliminar da pesquisa, foi apenas feita uma breve apresentação do serviço e mesmo assim obtivemos um retorno positivo de mais da metade da população.
Acreditamos que as tendências futuras de uma busca por meios mais sustentáveis de transporte, pela grande ineficiência do transporte público urbano e pelo crescente aumento no preço dos combustíveis a busca por esta alternativa de transporte tende a aumentar. Atualmente entre os alunos da PUC Minas Coração Eucarístico 10% utilizam regularmente como alternativa de deslocamento a carona.
Por se tratar de um serviço inovador e sem mercado constituído no Brasil não a como estipularmos um ciclo de