Atomo
O estudo do átomo se iniciou na Grécia antiga com o filósofo Leucipo e seu discípulo Demócrito: para eles, o átomo era o menor componente de toda a matéria existente. Sendo, então, impossível dividí-lo em partes menores.
Ao desenrolar da história, diversos cientistas e estudiosos tentaram definir o átomo quanto a sua forma, dando origem a diversas teorias sobre sua constituição física. Surgiram, então, os modelos atômicos.
e tudo que está ao nosso redor é feito de átomos (ar que respiramos, roupa que vestimos, cadeira onde assentamos etc), por que então não podemos atravessar o tampo de uma mesa com as mãos? A ideia que temos é que, se os átomos estão unidos entre si, deve haver um espaço entre eles pelo qual é possível inserir algo. Nada disso, tudo depende da forma como tais partículas estão unidas. O desenho acima ilustra os átomos de um sólido, que, nesse caso, se encontram muito unidos através das forças intermoleculares e densidade com que estão acondicionados. Por isso é praticamente impossível atravessar uma superfície sólida com as mãos. Já nos líquidos, as partículas se encontram um pouco mais dispersas. Dessa forma conseguimos deslocar os átomos e fazer com que nosso corpo adentre substâncias líquidas, como a água, por exemplo, podemos facilmente nos submergir em uma banheira cheia de água.
Agora em se tratando do estado gasoso, fica ainda mais fácil. Podemos fazer movimentos através do ar, empurrando os átomos para fora do caminho. Com isso estaremos deslocando as partículas atômicas. Os átomos de um gás se encontram dispersos, afastados uns dos outros.
Átomo
Por Júlio César Lima Lira
O átomo é a menor partícula capaz de identificar um elemento químico e participar de uma reação química.
O estudo do átomo se iniciou na Grécia antiga com o filósofo Leucipo e seu discípulo Demócrito: para eles, o átomo era o menor