Atomizador de Robo de Pintura
SISTEMAS PERIFÉRICOS PARA ROBÔS
INDUSTRIAIS
Julio César de Almeida Freitas
10.1- INTRODUÇÃO
Este capítulo aborda aspectos relacionados a equipamentos denominados periféricos, utilizados na composição do cenário de atuação de um sistema robótico.
Estes equipamentos são fundamentais para a realização das tarefas operacionais, localizando-se de forma determinada no chão de fábrica para que ocorram as condições perfeitas de interação com o robô.
O controle de movimentação dos equipamentos periféricos é vinculado diretamente à unidade de controle do robô geralmente através de sinais enviados por sensores que monitoram o cenário de atuação.
Na intenção de se realizar um trabalho direcionado ao mercado nacional, buscou-se enfatizar a utilização do sistema robótico em áreas distintas e em especial na área automobilística, que agrega a maior parte dos investimentos em automação.
10.2- SISTEMAS PERIFÉRICOS USADOS EM ROBÓTICA
A interação de um sistema robótico com o ambiente externo pode ser descrito de modo simplificado como o processamento de um dado fluxo de materiais (entrada), resultando em um produto acabado (figura 10.1).
A caracterização dos elementos que irão compor uma certa produção automatizada (vide capítulo 1) depende essencialmente do tipo de aplicação desejada. Na tabela 10.1 são mencionados alguns destes elementos.
Sistema Robótico
(processamento)
Matéria-prima, sub-produtos
Produto acabado
Figura 10.1 - Fluxo de materiais em sistema robótico.
Tabela 10.1 - Construção de Elementos do Sistema Robótico.
APLICAÇÃO
Transportando;
Transferindo;
FORMA QUANDO
EM TRANSPORTE
FORMA DO PRODUTO
TRANSPORTADO
Material bruto, Material bruto, parcial ou parcial ou Produto. Produto
ELEMENTO DE
CONSTRUÇÃO
Robô (incluindo dispositivos de fixação)
Testando.
Dispositivo de transferência
(incluindo JIG’s)
Carga / teste de Material bruto, Processo parcial ou descarga parcial ou Produto.