Atomistas
(480 - 420 a. C.) Físico e filósofo atomista grego, talvez nascido em Mileto, cidade destruída por Dario (494 a. C.), embora alguns creiam que possa ter sido Abdera ou Eléia, considerado o autor essencial da escola eleática, tradicionalmente considerado o mestre de Demócrito de Abdera e, talvez, o verdadeiro criador do atomismo. Praticamente nada é conhecido de sua vida, mas aparentemente realizou muitos viagens e adquiriu uma vasta cultura. Morou em Eléia, onde conheceu a doutrina eleática, e depois em Abdera, onde fundou uma escola que seria o marco da vida de Demócrito. Discípulo de Zenão e Melisso, que, juntamente com Demócrito de Abdera, defendiam o atomismo materialista e determinista. Este fato explica algumas semelhanças entre as doutrinas atomistas e as eleáticas. Segundo Aristóteles e Teofrasto, ele foi o verdadeiro criador dessa teoria e que depois foi desenvolvida e elaborada por Demócrito. Este sistema pregava a existência do mundo como um grande sistema cósmico. Esta teoria marcou o último estágio da ciência grega pré-aristotélica. A tradição lhe atribui a autoria de um único livro intitulado A grande ordem do mundo. Sobre a existência de um segundo livro, que teria se chamado Sobre o espírito, pode ter sido apenas um capítulo da obra anterior. Parece ter falecido em Abdera e segundo alguns biógrafos, do ponto de vista teórico, é possível traçar uma ascendência ao pensamento de Melisso de Samos e Zenão de Eléia.
Leucipo de Mileto (em grego antigo: Λεύκιππος; primeira metade do século V a.C.) foi um filósofo grego. Tradicionalmente, Leucipo é considerado o mestre de Demócrito de Abdera e, talvez, o verdadeiro criador do atomismo (segundo a tese de Aristóteles), que relatava que uma matéria pode ser dividida até chegar em uma pequena particula indivisivel chamada átomo.
Sobre suas origens praticamente nada é conhecido, mas o lugar mais provável de seu nascimento é Mileto na Ásia Menor; em seguida mudou-se para Abdera. Parece ter