5 doenças Causadas por Protozoários
1) TOXOPLASMOSE CONGÊNITA
* Nome Científico: Toxoplasma gondii
* Transmissão: A transmissão ocorre pelo contato humano com as fezes contaminadas de animais domésticos, principalmente de gato. Este animal contrai a doença através do hábito alimentar, por meio da ingestão de presas infectadas (ratos e pássaros contaminados). No aparelho digestório destes felinos os protozoários se proliferam, sendo eliminados juntamente com as fezes, e assim podendo contagiar outros animais e até mesmo o homem.
* Sintomas: Os sintomas são muito variados dependendo da imunidade do paciente, contudo pode causar lesões oculares, ocasionando a perda parcial da visão ou mesmo a cegueira.
* Reversão: O tratamento só é indicado nos casos de doença em órgãos como coração, olhos ou durante a gravidez. Em pacientes com AIDS o tratamento é obrigatório e por tempo indeterminado para evitar a progressão da doença.
2) DOENÇA DE CHAGAS:
* Nome científico: Tripanosoma cruzi
* Transmissão: É transmitido, principalmente, por um inseto da subfamília Triatominae, conhecido como barbeiro. A transfusão de sangue contaminado e transmissão de mãe para filho, durante a gravidez, são outras formas de se contrair a doença.
* Sintomas: Febre, mal-estar, falta de apetite, dor ganglionar, inchaço ocular e aumento do fígado e baço são alguns sintomas que podem aparecer inicialmente (fase aguda), embora existam casos em que a doença se apresenta de forma assintomática.
* Reversão: O diagnóstico pode ser feito via exame de sangue do paciente na busca do parasita no próprio material coletado (microscopia) ou pela presença de anticorpos no soro (através de testes sorológicos). O tratamento, visando à eliminação dos parasitas, é satisfatório apenas no estágio inicial da doença, quando o tripanossoma ainda está no sangue. Na fase crônica, a terapêutica se direciona para o controle de sintomas, evitando maiores complicações.
3) MALÁRIA:
* Nome científico: protozoários