Ato infrator
Com inúmeros casos apresentados pela mídia, no que se refere a ato infracional por adolescentes, o tema para discussão é amplo, estudos demonstram que a prevenção é tão importante quanto à punição. É necessário melhorar a qualidade de vida, desses adolescentes, visando proporcionar uma melhor integração e um maior fortalecimento pessoal.
A lei nº 8069, de 13 de julho de 1990, estatuto da criança e do adolescente (eca) é quem regulamenta os crimes envolvendo adolescentes menores de dezoito anos. O estatuto é dividido em dois livros. Cabe aos municípios a coordenação local e execução direta das políticas e programas destinados a crianças e jovens. Foram criados conselhos Conselho Municipal dos direitos da criança e do adolescente (CMDCA), Conselho Nacional de direitos da criança e do adolescente (CONANDA), conselho Estadual dos direitos da criança e do adolescente (CEDCA).
A violência vem crescendo a cada dia na sociedade em geral. Segundo a organização Municipal de saúde (OMS), em 200 morreram cerca de 1,6 milhões de pessoas no mundo por causada violência. Estudos mostram que mortes externas tem como alvo preferencial adolescentes e jovens de 15 a 24 ano, homens de áreas periféricas, negros de baixa escolaridade. Porem não é apenas a vitima nessa situação, também vem crescendo o números de jovens infratores.
É preciso entender o contexto social, cultural, político e econômico em que esta inserida o adolescente, e como esses fatores influenciam o psicológico do jovem.
2 DESENVOLVIMENTO
A adolescência é uma etapa marcada por diversas mudanças físicas e psicológicas. ma adolescência o corpo jovem passa por intensas alterações físicas, alteram o humor, o comportamento. Estas mudanças podem abalar o alto estima, pois o jovem deixa de ser criança para ser uma pessoa de maior responsabilidade. Com essas mudanças os jovens podem ficar agressivos, agitados, insatisfeitos, buscam soluções praticas para solução de seus problemas.
A sociedade onde vivem