ato de estudar na vida academica
4CFTDCSAMT01
O ATO DE ESTUDAR NA VIDA ACADÊMICA
(1)
(2)
(3)
Gian Márcio Paiva de Oliveira ; Ana Cristina Araújo , Jose Mancinelli L. do Nascimento
Centro de Formação de Tecnólogos/Departamento de Ciências Básicas e Sociais/MONITORIA
RESUMO
Este artigo trata do ato de estudar na vida acadêmica. Procuramos mostrar os principais problemas que levam ao não aproveitamento do estudo por parte dos estudantes universitários, através de uma pesquisa com alunos do Curso de Administração da
Universidade Federal da Paraíba, Campus III. Desta forma, foi realizada uma investigação com o universo de alunos matriculados nos períodos de 2006.1 e 2006.2, tendo como grupo amostral os alunos das disciplinas de Administração de Arquiteturas, Marketing I e II.
Constamos que uma parcela significativa dos alunos ainda não possui técnicas adequadas de estudo. Palavraschave: Hábitos de estudo. Técnicas de estudo. Tipos de leitura.
1. Introdução
A vida do ser humano é um eterno aprendizado: nas primeiras sensações do nascimento, nos primeiros contatos com o mundo, no aprender lúdico da primeira infância, ate chegar à escola formal com seu ensino sistemático. Nesse momento da vida, o aprendiz se depara com uma quantidade enorme de informações que devem ser assimiladas, nos primeiros anos com atividades concretas, posteriormente com abstrações mais complexas.
Ao chegar à graduação, achase, erroneamente, que tudo que foi aprendido deve ser deixado de lado, pois o foco da aprendizagem passa a ser os conteúdos próprios das disciplinas que compõem a grade curricular de cada curso especifico. Pois, uma nova etapa se inicia na vida do acadêmico, levando à construção de novas formas de aprender. Iniciase um grande problema na