aprender
PRAGRAMA INICIAÇÃO CIENTIFICA JUNIOR
Resumo: A inserção do jovem, no Ensino Superior, promove uma maior autonomia na efetivação da sua aprendizagem. Os objetivos foram proporcionar aos bolsistas do programa
Iniciação Cientifica Junior o conhecimento científico, considerando o ato de estudar, ler e escrever textos, contribuir para que os alunos do Ensino Médio avaliem o seu próprio percurso.
A pesquisa quantitativa utilizamos questionário fechados, os sujeitos alunos do 1º e 2º ano do
Ensino Médio turnos diurno e noturno no total de 112 alunos. Os resultados apontam como muito favorável os instrumentos de estudo utilizados pelos alunos e professores facilitando no processo de aprendizagem, os alunos utilizam de jornal, pesquisa na internet. Concluímos que a questão da leitura e da escrita é caracterizada pelo modelo pedagógico de cada professor. E em relação ao trabalho desenvolvido com os alunos bolsistas tiveram a oportunidade de conhecer e construir um conhecimento científico através de leituras e trabalhos.
Palavras-chave: Metodologia Acadêmica- Ensino Médio- Escola e Universidade
INTRODUÇÃO
A metodologia científica acoplada ao currículo básico do Ensino Médio é uma possibilidade de abordar o problema da natureza do conhecimento e do método científico. Trata-se, sobretudo, de um desafio para educadores e alunos no sentido de construir uma postura investigativa, ainda na Educação Básica, como forma de expressão e produção do conhecimento.
Isso porque a pesquisa é a atividade principal da ciência que nos permite a aproximação e o entendimento da realidade que investigamos e, além disso, nos fornece elementos para possibilitar nossa intervenção no real, como agfirma Matos ( 2002).
Assim, cabe ao pesquisador não só refletir e entender os fenômenos, mas ligar-se diretamente a uma possível ação que poderá ou não ser realizada.
Concordamos com Severino (2002), quando este afirma que só se