Atmosfera
Metano, xileno.
São tóxicos, envolvidas nas reações químicas, que forma o smoog fotoquímico (diminuindo a qualidade da atmosfera).
Precursores do Ozônio.
COV - São compostos que facilmente passam para a fase de vapor. Grande variedade de carbono em sua formação. Um dos exemplos mais comuns é o metano. Um dos principais agentes nas fotorreações.
Problemas respiratórios, alérgicos.
2) Gasolina, óleo diesel e álcool presentam o mesmo perfil de contaminação da atmosfera?
Não. A gasolina e o diesel por serem derivados de petróleo produzem hidrocarbonetos, altamente poluentes. Os hidrocarbonetos da gasolina são mais leves que os do óleo diesel, fazendo com que a gasolina seja um pouco menos poluente. O álcool polui consideravelmente menos que a gasolina, pois os motores a álcool possuem mecanismos específicos para diminuir a emissão de poluentes.
O álcool por ser um derivado de cana-de-açúcar produz cerca de 25% menos de CO e 35% menos de NO do que a gasolina. Molécula mais simples. Queima mais completa. Não libera metais pesados.
Diesel e gasolina: mais enxofre, hidrogênio. Queima menos completa liberando mais fuligem na atmosfera. Componentes para a chuva ácida (diesel em mais quantidade).
Metais pesados altamente nocivos fazem parte da composição o óleo diesel, um dos principais sendo as dioxinas.
3) O que são os PCBs?
São cadeias de carbonos aromáticas (Bifenilas Policloradas): composto orgânico com cloro e produzidas industrialmente (xenobiótico – substancias estranhas à vida), grupo de substancias. Vários anéis aromáticos com cloro. Tóxicos.
4) Comente os principais mecanismos de entrada dos PCBs no ambiente.
Vazamentos, evaporização, efluentes industriais.
Principalmente através das industrias.
5) Quais os principais impactos dos PCBs na saúde humana?
Agudo: Irritações cutâneas em adultos. Alterações psíquicas.