Acionamentos pneumáticos
Wanderlei, .Juliano
Acadêmicos do CCET Universidade de Caxias do Sul
Resumo - Este artigo é particularmente dirigido a estudantes do ensino superior e a profissionais da área técnica, e tem como principal finalidade ampliar os conhecimentos sobre acionamentos pneumáticos. Palavras-chave - Pneumática, robótica, atuadores. 1. Introdução
O ar comprimido é um dos elementos mais importantes no domínio da automação.
Com sua utilização é possível resolver variados e complexos problemas de automatização que devido ao custo beneficio e a facilidade de manipulação transforma esta opção em algo aliciante para muitas empresas.
Resulta da diminuição do volume de ar contido na câmara ou cilindro de compressão. A diminuição do volume é realizada por uma ação mecânica exterior ao compressor que pela movimentação de uma superfície, reduz até atingir a pressão de saída.
A figura 01 mostra a maneira como os modelos são subdivididos. figura 01
1.1 Geração do ar comprimido
Para a produção de ar comprimido são necessários compressores. A sua função é basicamente aspirar o ar atmosférico e comprimi-lo até a pressão de trabalho desejada. Os compressores de ar podem ser divididos quanto ao modo de obtenção de ar comprimido.
1.1.1 Compreensão dinâmica
Resulta da transformação da energia cinética do ar em pressão. O ar captado na atmosfera é animado de elevada velocidade que, ao atravessar a roda impulsora e devido ao aumento progressivo da secção, diminui á saída da mesma velocidade, aumentando a pressão.
1.1.2 Compressão volumétrica
1.2 Distribuição do ar comprimido
Após a saída do compressor, o ar comprimido é induzido a um processo antes de sua utilização final. Normalmente após o ar deixar o compressor ele passa por um arrefecedor, com a intenção
1
basicamente de diminuir a temperatura do ar para níveis próximos a temperatura ambiente.
O fluxo do ar comprimido segue