Atletismo escolar
Vários estudos sobre os níveis de atividade física em diversas idades mostram que os homens tendem a ser mais ativos do que as mulheres. A atividade física mais praticada entre os adolescentes do sexo masculino foi o futebol, esporte que faz parte da cultura nacional. Entre as meninas a caminhada e a dança foram as atividades mais praticadas. Outros estudos também mostram que as atividades acima, exceto o futebol, são populares entre adolescentes Conclusão
Outra sugestão é a utilização de amostras representativas da população adolescente, incluindo aí uma faixa etária mais ampla para determinação da atividade física regular, assim como dos promoção de programas de fatores que dificultam a sua prática.
A atividade física para adolescentes deve ser enfatizada a fim de aumentar a prática regular, notadamente a prática nos dias de semana, já que nos finais de semana os adolescentes tendem a ser mais ativos. Atividades como o futebol, a caminhada/ corrida e a dança devem ser incluídas, uma vez que são as mais populares entre os jovens, propiciando dessa forma, uma maior aderência aos programas. A promoção da prática regular possibilitará aos indivíduos o usufruto dos benefícios sobre a saúde, tanto a curto como a longo prazo. Esporte faz bem para todo mundo, independentemente do sexo, mas existe um hábito tipicamente masculino que, ao invés de colocar o corpo em ordem, traz riscos de lesões nos ossos e músculos e até problemas cardiovasculares: o esporte de final de semana.
Nenhum homem consegue compensar o sedentarismo e os maus hábitos alimentares da semana com uma corrida na praia ou uma pelada com os amigos no sábado. Ao contrário, isso só exige mais do que corpo pode suportar.
É ilusão pensar que as horas gastas jogando futebol ou correndo no final de semana compensarão o tempo de sedentarismo da semana toda. O ideal é praticar algum tipo de atividade pelo menos quatro vezes na semana como exercícios