679902200/50
606 palavras
3 páginas
SUMÁRIO1 INTRODUÇÃO 3
2 Desenvolvimento 4
3 CONCLUSÃO 6
4 REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
É comum nos dias de hoje ver nos noticiários fusões de grandes empresas, diante das dificuldades e sempre buscando dominar o mercado, nas diversas áreas existentes, as empresas começam a buscar parcerias que possam incrementar cada vez mais seus negócios.
Uma grande dificuldade que as vezes é encontrada é conseguir inserir no novo grupo adquirido, a psicologia organizacional, ou seja, mudar a cultura, hábitos e as vezes até planejamentos operacionais.
Sendo assim, no presente trabalho, trataremos da troca de poder em um dos maiores grupos de varejo do Brasil, a Viavarejo, empresa que surgiu através da fusão das Casas Bahia e Ponto Frio.
2 Desenvolvimento
A empresa Viavarejo, tem gestão familiar e não abre mão disso, apesar dessa forma de comandar ser considerada ultrapassada, mas este tipo de gestão tem dado certo muito na empresa, apesar de dificuldades e alguns percalços ocorridos durante a sua existência.
A empresa procura ser sempre fiel às suas tradições e cultura organizacional, e não desvia o foco do que realmente interessa, que é vender em grandes quantidades e a preços competitivos com fartura de crédito a população de baixa renda, ou seja, a clientela se encontra basicamente na classe C e D do País.
Tudo dentro da empresa sempre foi controlado pelo seu fundador e seus dois filhos, tendo uma gestão centralizadora, qualquer que seja a negociação, necessariamente passará pelo crivo dos Klein.
O foco da empresa está em realizar os sonhos dos milhares de consumidores que se encontram nas classes mais baixas da pirâmide de renda, financiando à longo prazo, estes sonhos.
Atualmente, a empresa encontra-se muito a frente das concorrentes com mais do que o dobro de faturamento do segundo colocado, o que