ETICA PROFISIONAL
Ética é a parte da filosofia dedicada aos estudos dos valores morais e princípios ideais do comportamento humano. A palavra “ética” é derivada do grego e significa aquilo que pertence ao caráter. Diferencia-se da moral, pois, enquanto esta se fundamenta na obediência a costumes e hábitos recebidos, a ética, ao contrário, busca fundamentar as ações morais exclusivamente pela razão. A partir de Aristóteles a ética passou a ser a ciência de moral e se tornou a disciplina que estuda e regula a s ações do comportamento humano. Ao estudar os costumes do comportamento humano, a ética acaba influenciando a moral, inspirando a criação ou mudança de princípios que as sociedades assumem como seus valores maiores e aos quais os costumes devem se submeter.
Desde que o homem deixou de ser nômade e começou com a ideia de trabalhar a terra e de permanecer em uma determinada área, quando surgiram as primeiras concepções de residência e propriedade, ele passou a conviver próximo de outro semelhante com natureza pacífica, dando início à ideia de e uma sociedade primitiva. A busca pelo convívio compartilhado e organizado entre seus pares sem enxerga-lo com rival ou inimigo que qualquer momento poderia atacar, mas como parceiro e pessoa próxima a auxiliá-lo em qualquer adversidade, denotam o início da vida em coletividade.
Mesmo com a ideia precária de vizinhança a concepção diminuta e inibida de vida social apontou para o sentimento da necessidade de regras de convivência, para atingir a paz e harmonia de vida.
Apesar da ausência de regramento posto ou escrito, outras fontes passaram a ser cultuadas e recebidas com linha de comportamento obrigatório, normas de cunho subjetivo, como respeito à área demarcada, comportamentos relativos à moral e aos bons costumes agiam como regra interna, inserida no cotidiano que disciplinava a vida em comum. Por consequência, proporcionava a pacificação social entre vizinhos, essa limitação era uma