Atletas vegetarianos
Pretendemos com essa pesquisa mostrar como o atleta vegetariano pode desempenhar sua atividade física com sucesso.
Pretendemos com essa pesquisa mostrar que o atleta vegetariano pode desempenhar a atividade física com qualidade desde que siga um plano alimentar que supra todas as suas necessidades nutricionais necessárias para a sua saúde e um bom desempenho físico.
OBJETIVO ESPECÍFICO
A realização deste estudo pressupõe idéias de vários autores sobre o consumo de nutrientes para o praticante de atividade física que não consome carnes, leites e derivados.
A realização deste estudo pressupõe idéias de vários autores sobre o consumo de nutrientes para o praticante de atividade física que não consom alimentos fontes de Proteínas e alguns nutrientes (carnes, ovos, mel de abelha, leite e derivados).
CAPÍTULO 1
ALIMENTO E METABOLISMO
O metabolismo é uma característica essencial da vida, ou seja, a contínua absorção e eliminação de substâncias. (Weineck,J, 1991).
O alimento fornece ao organismo as substâncias necessárias para a manutenção dos processos vitais. Pode ser na forma sólida ou líquida, devendo ser preparada antes do consumo. (Weineck,J, 1991).
Todos os produtos vegetais e animais, são alimentos e colaboram para a formação e manutenção do corpo humano, bem como para o fornecimento de energia. (Weineck,J, 1991).
Em regras gerais o processo é : ingestão dos alimentos, digestão (com a decomposição dos alimentos até que os compostos possam ser absorvidos), em seguida ocorre a reabsorção dos alimentos, do canal digestivo para as vias sanguíneas e linfáticas. (Weineck,J, 1991).
Então ocorre a transformação química de compostos macromoleculares, para decomposição escalonada; e em seguida há a eliminação de produtos do metabolismo (por exemplo dióxido de carbono, água, uréia) e substâncias que não podem ser decompostas. (Weineck,J, 1991).
1.1 – Composição dos