Orçamentos
Introdução
Segundo o dicionário on-line Priberam, orçamento significa:
1. Conjunto das contas provisionais e anuais das receitas e das despesas do Estado, das colectividades e estabelecimentos públicos. 2. Conjunto das receitas e das despesas de um particular, de uma família, de um grupo; quantia de que se dispõe.
Pode-se determinar que orçamento é a atividade onde é estabelecido o custo previsto, baseado em parâmetros preestabelecidos (memoriais, etc), de uma construção a ser executada.
Objetivos
O orçamento pode ser analisado de duas formas: Como processo; e Como Produto
Objetivos
Como processo:
Estabelecer metas para a empresa, faturamento, desempenho, etc.
Como Produto, temo:
Quantidade de insumos Preços unitários dos serviços Preço final da obra Estabelecer o fluxo dos insumos no prazo determinando
Normatização
Ainda que exista a normatização relacionado a orçamento, NBR 12721:2005, esta é pouco utilizada para este fim, ficando apenas a obrigação dos parâmetos, metodologia e modelos de quadros para o registro de incorporação.
Tipos de Orçamento Produto
O orçamento pode ter a finalidade de estabelecer o custo de: Elaboração de projetos; Elaboração de Orçamentos; Elaboração de Laudos Técnicos; Serviços de Fiscalização, Auditoria ou Assessoria Técnica; Serviços ou mão-de-obra; Construção ou Empreitada; Etc
Orçamento Produto
Basicamente temos duas técnicas para a elaboração de um orçamento, especificamente de obras: Por avaliação / estimativa; e Por composição de preços unitários O que diferencia as técnicas é o grau de precisão do trabalho final.
Orçamento Produto
Por avaliação / estimativa Avaliação – determinação por valores genéricos Estimativas – adota-se parâmentos específicos a fim de compensar a falta de projetos.
CUB – Custo Unitário Básico SINAP – Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (utilizado pela Caixa) Composições PINI
Orçamento Produto
Por composição de