Benefícios da ingestão de líquidos durante o exercício
O volume de água ingerido antes, durante e depois do exercício físico é importantíssimo para garantir a máxima qualidade no desempenho dos atletas, ou apenas para garantir a manutenção da saúde, também preocupa-se com a hidratação. Com , o exercício, ocorre um aumento na temperatura corporal e para que o mecanismo de dissipação do calor do nosso organismo (termorregulação) funcione de modo eficiente é necessária a presença de água. A evaporação do suor através da pele ou respiração e aumento da sudorese eleva necessidade de água, consumir bastante água para reduzir o risco de desidratação e as funções cardiovasculares e termorreguladoras do nosso organismo.
5.1 Hiponatremia
Situação fisiológica que pode acometer pessoas que transpiram muito e perdem muito sódio, repondo somente a água para hidratar-se, o que leva a uma diluição do sódio (sanguineo), que por sua vez, provoca alterações no controle da pressão sanguínea e interfere na manutenção do desempenho durante o exercício.
5.2 A Dieta do Atleta
Quanto mais o atleta conhecer a respeito dos nutrientes e seus benefícios para com o organismo, melhor ele poderá conduzir a escolha dos alimentos que farão parte da sua alimentação. Objetivo é em ter uma alimentação adequada, consiste em proporcionar ideais de energia ao corpo. Alimentos ricos em Carboidratos fornecem a principal fonte de energia para o organismo, Proteínas que promovem o reparo e a construção dos tecidos durante processos catabólicos e anabólicos. Frutas e verduras são fontes de vitaminas e minerais. Os alimentos conseguem suprir as necessidades de nutrientes mas, dependendo da necessidade calórica ou mesmo da disponibilidade em fazer todas as refeições de forma adequada, muitos atletas recorrem aos suplementos alimentares, que oferecem boas alternativas para se alimentar bem de forma prática e saudável.
5.3 A Dieta Vegetariana