Atlas Mundi
Era casado com Pleione, com a qual teve sete filhas conhecidas como Plêiades, bem como sete filhas que eram ninfas, as Hespérides.2
Origens
Atlas é um filho de Jápeto, filho de Urano e Gaia3 e irmão de Epimeteu e Menécio.4
Segundo Pseudo-Apolodoro, a sua mãe era Ásia,4 filha de Oceano e Tétis.5
Atlas carregando os céus nos ombros.
Atlas na fachada do Schloss Linderhof
Referências
"Deuses gregos" http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/deuses-gregos.htm
William Smith, A Dictionary of Greek and Roman biography and mythology "Atlas"
Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 1.1.3 [em linha]
Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 1.2.3
Pseudo-Apolodoro, Biblioteca, 1.2.23
Mitologia Grega
Os mitos nos ajudam a entender as relações humanas e guarda em si a chave para o entendimento do mundo e da nossa mente analítica. A mitologia grega, repleta de lendas históricas e contos sobre deuses, deusas, batalhas heróicas e jornadas no mundo subterrãneo, revela-nos a mente humana e seus meandros multifacetados. Atemporais e eternos, os mitos estão presentes na vida de cada Ser humano, não importa em que tempo ou local. Somos todos, deuses e heróis de nossa própria história.
Atlas, também chamado Atlante, era um dos filhos dos titãs Japeto e Climene, irmão de Prometeu, e pertencia à geração divina dos seres desproporcionais, monstruosos, a encarnação de forças da natureza que atuava preparando a terra para receber a vida e os humanos.
Juntando-se a outros titãs, forças do caos e da desordem, pretendiam alcançar o poder supremo e atacaram o Olimpo, combatendo ferozmente Zeus e seus aliados, que eram as energias do espírito, da ordem e do Cosmos. Zeus trinfou e castigou seus inimigos - que eram escravos da matéria e dos sentidos, inimigos da espiritualização, lançando-os ao Tártaro.
Porém para Atlas deu-lhe o castigo de sustentar para sempre nos ombros, o