ATIVOS
No presente trabalho foi apresentado os conceitos diferentes de ativo na visão de vários autores ,sua avaliação com diversas formas de avaliar o ativo utilizando duas formas: os valores de entrada e os valores da saída onde foi dado ênfase a seu objetivo . E finalizando foram destacados alguns aspectos sobre avaliação de ativos intangíveis.
2 CONCEITO DE ATIVO: DEFINICÕES DE VÁRIOS AUTORES
Analisando diversos conceitos, foi verificado que há condições de se efetuar uma relação em ordem cronológica sobre os conceitos de Ativo, descrito por vários autores no decorrer dos tempos, como exemplo podemos destacar Panton (1924), apud Iudícibus (1997:94) “Ativo é qualquer contraprestação ou não, possuída por uma empresa e que tenha valor para ela”; aqui o autor destacou o valor e o poder de troca que os mesmos terão, pois do contrário não teria sentido figurar em seu patrimônio. Outro conceito bem atual defendido por Iudícibus & Marion (1999: 145), “Ativo, pode ser conceituado como algo que possui um potencial de serviços em seu bojo, para a entidade capaz, direta ou indiretamente, mediata ou no futuro, de gerar fluxos de caixa”.
O conceito de ativo é tão complexo quanto sua mensuração. Para D’Auria, citado por Iudícibus (1997:123) ativo é “o conjunto de meios ou a matéria posta à disposição do administrador para que este possa operar de modo a conseguir os fins que a entidade entregue à sua direção tem em vista”...
De acordo com Sprouse e Moonitz, citado por Iudícibus (1997:123), “...ativos representam benefícios futuros esperados, diretos que foram adquiridos pela entidade como resultado de alguma transação corrente ou passada...”
Já Meigs e Johnson, citado por Iudícibus (1997:124), define ativo como “recursos econômicos possuídos por uma empresa”. Trata-se de um conceito abrangente, em teoria, que apresenta a propriedade como elemento importante para definição de ativo.
Para Kohler, citado por Iudícibus ( 1997:203), intangível é definido como