Ativos antienvelhecimento
Envelhecer é natural e deve ser um processo sem traumas e com cuidados adequados.
O envelhecimento é caracterizado pelo desgaste fisiológico do organismo, gerando alterações no seu funcionamento, decorrentes do envelhecimento intrínseco e extrínseco da pele.
O envelhecimento é ocasionado por alguns fatores como a alteração da velocidade do influxo nervoso, redução da resposta imunológica, redução na absorção do oxigênio, capacidade de armazenamento de ar, queda na velocidade da circulação sanguínea, queda do teor de água do organismo, perda de elasticidade cutânea, declínio das funções digestivas e comprometimento da estrutura óssea.
1. Envelhecimento intrínseco (Cronossenescência)
È decorrente do desgaste natural do organismo, causado pelo passar dos anos, sem a interferência de agentes externos e equivale ao envelhecimento de todos os órgãos, inclusive a pele. Envolvem fatores fisiológicos.
Sua aparência é de uma pele fina, com pouca elasticidade, mais flácida e apresentando finas rugas, porem sem manchas ou alterações na superfície.
É causado por fatores genéticos, hormonais, imunológicos e psicológicos.
2. Envelhecimento extrínseco (Actinossenescência ou Dermatoheliose)
É aquele decorrente do efeito dos fenômenos meteorológicos que integram o clima como a luz, temperatura, umidade, pressão atmosférica, ionização, composição química do ar.
Também influenciado por fatores ambientais e hábitos de vida como trabalho rural ao ar livre, uso de cosméticos, tabagismo, consumo de bebida alcoólica, vestuário, alimentação, ambiente psíquico do individuo. Mais a principal vilã e a radiação ultravileta do sol sobre a pele durante toda a vida.
2. Substâncias ativas e o combate ao envelhecimento cutâneo.
2.1Substâncias usadas em formulações orais
• Betacaroteno
O beta-caroteno tem propriedades