Farmácia
FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE – FACS
CURSO: FARMÁCIA
BIOTECNOLOGIA: TERAPIA ANTIENVELHECIMENTO
GOVERNADOR VALADARES – MG
AGOSTO - 2012
CECÍLIA KANUST PEREIRA NETA, JAQUELINE CRISTINA FREITAS, MARIANE MARTINS BARBOSA, RAFAELA ARAGOSA DOS REIS E WANGLEY CARBELL RODRIGUES DO PRADO.
BIOTECNOLOGIA: TERAPIA ANTIENVELHECIMENTO
Trabalho interdisciplinar apresentado à Universidade Vale do Rio Doce – Univale, como requisito para obtenção de conhecimento e nota no 2º período do curso de Farmácia.
Orientadora: Profª Júnia Carla de Oliveira Alves
GOVERNADOR VALADARES – MG
AGOSTO - 2012
INTRODUÇÃO
A busca do retardamento do envelhecimento, ou seja, a juventude eterna é um grande objetivo da civilização desde tempos remotos. Várias são as teorias que tentam explicar o processo de envelhecimento, o qual os primeiros sinais se iniciam aproximadamente aos 30 anos e se evidenciam especialmente na pele do rosto. Nesse sentido, a biotecnologia utiliza microorganismos, células animais e vegetais como matéria-prima para obter novos produtos que retardam o envelhecimento.
Atualmente, o uso da biotecnologia é uma realidade em franca expansão no mercado da estética, produzindo, em larga escala, ativos como ácido hialurônico e colágeno. As novas pesquisas vêm sendo desenvolvidas para melhorar o desempenho de produtos cosmetológicos e dermatológicos através da chamada tecnologia de encapsulação.
O objetivo do nosso trabalho é a abordagem do processo de retardamento do envelhecimento, frente à evolução da cosmetologia e das novas tecnologias utilizadas para a fabricação de cosméticos, tendo como suporte teórico: livros e material didático do curso de pós-graduação.
DESENVOLVIMENTO
ALGUNS PRINCÍPIOS ATIVOS QUE RETARDAM O ENVELHECIMENTO
ÁCIDO HIALURÔNICO
O ácido hialurônico é um polímero