Química analítica
Ácido Benzóico
O ácido benzóico é um composto aromático, cuja fórmula química é C7H6O2, pertence ao grupo dos ácidos carboxílicos e foi descoberto em meados do século XVI. É o mais simples dos ácidos carboxílicos (uma carboxila, COOH ligada a um anel benzênico), praticamente insolúvel em água, porém é solúvel em solventes orgânicos menos polares, como éteres, álcoois e benzeno. Seu nome oficial é ácido-benzeno-monocarboxílico.
Por ter propriedade antimicrobiana, o ácido benzoico é utilizado pela indústria alimentícia como conservante de alimentos e pela indústria farmacêutica na produção de cosméticos e medicamentos, principalmente de antifúngicos. Existem outros processos em que esse ácido é aplicado como a síntese de corantes, produção de resinas alquílicas, produtos plastificantes, componente de cremes dentais, etc.
É um produto altamente tóxico e também inflamável, então seus efeitos potenciais à saúde são: * Inalação de vapores pode causar irritação severa de nariz, garganta, e da área respiratória. Os sintomas podem incluir tosse e dor de garganta. * A ingestão de grandes doses causa dor abdominal, dor de garganta, náusea, e vômito. * Se permanecer na pele, pode causar sintomas de vermelhidão e dor. * Em contato com os olhos causa irritação com vermelhidão e dor.
E apesar de ser facilmente biodegradável, é um produto contaminante ao meio ambiente.
Quanto às suas propriedades físico-químicas: * Aparência: Branco, cristais com formato de agulha. * Odor: Odor fraco e agradável. * Solubilidade: 0.29 g / 100 ml. Precipitam em água. * Densidade: 1.32 * pH: 2.8 (Solução saturada a 25° C) * Ponto de ebulição: 249° C * Ponto de fusão: 122° C * Peso molecular: 122.12 mols * Nº CAS: 65-85-0 **
**CAS é um registro formulado pela American Chemical Society (ACS)para caracterizar um determinado produto químico( O CAS-Chemical Abstracts Service) é um departamento da ACS, que se encarrega de