Ativo
Ativo tem várias definições, mas a mais tradicional diz que: “ativo é um conjunto de bens e direitos à disposição da administração...” e faz parte dele os bens físicos, materiais, em que se pode tocar aquilo que os nossos olhos enxergam: estoques, veículos, imóveis, móveis, etc. (MARION, José Carlos)
De um modo geral ativo de uma empresa tem finalidade de manter as obrigações e deveres e as operações da empresa, a fim de gerar receitas que superem o valor do ativo utilizado. Com certeza o valor econômico do ativo é fundamental para que a empresa possa gerar e garantir um fluxo de caixa. “Dinheiro é o ativo por excelência”. (MARION, José Carlos)
A avaliação de ativo Custo histórico (original) não pode deixar de ser lembrada, pois é o quanto a empresa gastou para ter um determinado ativo, ou seja, o valor original da transação. Mas com o passar do tempo bem ou ativo pode perder o valor econômico.
Custo histórico corrigido é aquele cuja correção é feita com base em um índice geral de preços.
Ativo intangível é aquele que é permanente no Balanço Patrimonial, e faz parte dele os bens que não se pode tocar. Hoje em dia é muito utilizado, pois estamos falando de marcas, ou melhor, o poder da marca, a imagem, a posição da empresa. Temos exemplos de empresas compradas ou adquiridas por outras empresas no Brasil que o capital físico ou ativo tangível da empresa valia menos de 30% do preço final da negociação.
Pode-se dizer que a Coca-cola é a marca mais cara do mundo, por se tratar de uma tendência moderna do mercado mundial. “Como não se negocia marca com freqüência, pode-se dizer que o valor de uma marca é subjetivo, sem uma forma definida de ser mensurado, o que dificulta a avaliação para os registros contábeis.” (MARION, José Carlos)
Existem vários métodos de se avaliar uma empresa, seguem alguns:
Valor histórico – é a diferença entre o ativo e o passivo exigível, identifica muito mais quanto custa do que quanto a empresa vale.
Valor do Intangível