Atividades
A casa, o lar, a família constituem o espaço de influência mais próximo e natural da criança. Cada casa é mesmo um reino, onde a criança alicerça seu desenvolvimento, onde ela se sente segura, amada e protegida. Por isso, a escola parte dessa realidade para estabelecer as relações educativas.
Evidentemente, durante o nosso Projeto de leitura de Mundo, vamos muito além de "brincar de casinha", no intuito provocar as crianças a descobrir novas formas de olhar para aquilo que já conhecem – A CASA.
Casa é lar, sem dúvida, um ambiente de proteção, vida em família, afetividade. Mas também é cultura, matemática, meio ambiente, vida em sociedade, artes, imaginação.
Por meio das diversas formas pelas quais os homens constroem suas casas, em várias partes do mundo, as crianças fazem inúmeras inter-relações; e também leituras, pesquisas, experiências, relatos, vivências, enfim, participam de um processo intenso de aprendizagem.
A SUA CASA
• Cada um tem a sua casa.
Desenho da casa onde moramos ou onde chamamos de casa.
Pesquisar diferentes casas e trazer fotos das nossas casas.
Trabalhar com as diferentes moradias pelo mundo. (iglus, casas de pedras, tendas, casas diferenciadas devido ao clima e a região, oca, etc...
• Os esquimós moram em iglus – casas feitas de blocos de gelo. Com uma única abertura, os iglus mantêm o interior bem mais aquecido que a temperatura externa, sendo assim adequados ao ambiente.
• Em alguns lugares de clima ou relevo adverso, as construções devem ser bem resistentes para fazer frente às intempéries. As casas de pedra são sólidas e duráveis, dando proteção contra ventos e borrascas.
• As tribos nômades do deserto usam tendas como casas. Fáceis de carregar, as tendas, feitas de pano, permitem que o ambiente interno fique bastante ventilado durante o calor forte do dia.
• As casas construídas nas regiões em que cai muita neve devem ter o telhado bem inclinado. Assim, a neve não se acumula sobre a