Metodo foto elasticidade x metodo numerico computacional
2 OBTETIVO O objetivo deste relatório é a comparação de dois métodos de simulação (numérica (computacional) x fotoelasticidade (experimental)) para chegar a conclusão de qual dos métodos é o mais apropriado para a empresa.
3 MATERIAIS E METODOS FOTOELASTICIDADE (EXPERIMENTAL):
-Definição:
É uma técnica experimental utilizada para avaliar e analisar tensões em estruturas por meio de simulações com modelos feitos de polímeros transparentes. Esses modelos apresentam anisotropia ótica ou birrefringência quando sofrem deformações.
-Equipamentos e materiais necessários: -Poliriscópio; -Itens de material fotoelástico para simulação.
-Definições importantes: -Luz polarizada: As vibrações dos vetores elétricos são todas paralelas ocupando assim um único plano. -Material fotoelástico: Materiais que apresentam diferentes índices de refração segundo os planos das tensões principais. -Franjas: Aparecem no material fotoelástico quando estão submetidos a tensão mecânica. Podem ser isocromáticas ou isóclinas. -Franjas isoclinas: São franjas pretas onde ocorre a completa extinção da luz. -Franjas isocromáticas: São franjas coloridas. Aparecem no lugar geométrico onde ocorre as tensões principais.
-Vantagens e desvantagens Vantagens | Desvantagens | -Especialmente útil para peças e estruturas complexas.-Equipamentos de baixo custo.-Nível de operação: não elevado.-Ideal para testes de tração.-Tempo para obtenção de resultado não é longo.-Na fotoelasticidade por reflexão há uma facilidade de emprego utilizando protótipos em situações reais com uma precisão razoável. | -Impróprio para testes onde ocorre flambagem do material, mesmo que pequena, causa a perda