ATIVIDADES L DICAS NA MATEM TICA
Apesar de serem muitas e significativas as dificuldades devido ao ensino matemático, também são evidentes os estudos e conceitos que se fazem auxiliares para sanar estas dificuldades, apresentando-se de varias formas e possibilitando ao docente um variado leque de opções para um bom desempenho em sua aula, o que refletira em um maior aprendizado ao aluno e a uma procura maior pela área das ciências exatas, devido ao fato de esta estar sendo entendida de forma simples, atrativa e atraente.
Os educadores matemáticos deveriam procurar alternativas para aumentar a motivação na aprendizagem desenvolvendo a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. (OLIVEIRA, 2007, p. 05).
Outro fator extremamente considerável é o fato de o educando em matemática ter uma autoconfiança defasada por não conseguir concentrar-se em pontos importantes que a disciplina exige. Muito se falou ao longo dos anos do fato de que os variados conceitos e formulas matemáticas tem que única e simplesmente ser decorados pelos alunos, dizendo que esta era a única forma de aprender.
Faz-se trabalho do docente em matemática então estimular o ensino com atividades mais lúdicas e sociáveis que possam proporcionar ao aluno a autoconfiança em aprender, proporcionando concentração e estímulos individuais aos alunos.
Ensinar Matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas. Nós, como educadores matemáticos, devemos procurar alternativas para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, a concentração, estimulando a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas. (OLIVEIRA, 2007, p. 05)
Desenvolver o raciocínio lógico entre os alunos é de fato importante e contribui na formação do mesmo, tanto em matemática e