Aula 12 Maio Patologia Trombose
Resumo aula 12 de Maio 2015
O cigarro é uma das principais causas da trombose, além de radicais livres o cigarro tem inúmeras outras substancias que causam lesão de endotélio que favorece o aparecimento de trombo.
Para acontecer trombose tem que ter lesão de endotélio, o sistema da coagulação precisa ser ativado e essa só ativa se houver lesão no endotélio.
Outro motivo muito comum para ter trombose, é o fluxo sanguíneo estar lento, para que haja troca gasosa é necessário que tenha certa velocidade no fluxo sanguíneo, quando este fica lento a oxigenação das células são prejudicadas daí as células endoteliais podem entrar em hipóxia, ativar a fosfolipase (enzima que degrada citoesqueleto), lesa a célula endotelial e ativa o sistema da coagulação.
Pessoas que tem o fluxo sanguíneo lento:
1- Cardiopatas: Quanto maior for o dano existente do coração, maior facilidade essa pessoa tem para desenvolver trombose. Algumas pessoas cardiopatas precisam fazer uso constante de anticoagulante como exemplo a aspirina. Cardiopatas tem facilidade de ter trombose principalmente nas pernas que normalmente onde o fluxo sanguíneo é mais lento.
2- Acamado: Pessoas acamadas por muito tempo o fluxo sanguíneo das pernas ficam muito lento existe a chance de ter trombose nas pernas.
3- Pessoas que ficam sentadas por muito tempo, como exemplo, o caminhoneiro, motorista de taxi, viagens muito longas, etc.
Quando se tem trombo nas pernas isso é chamado de TVP – trombose venosa profunda e tem um grupo com maior probabilidade de ter TVP.
- Politraumatizado
- Grandes queimados
- Pós-grandes cirúrgicos
É o mesmo grupo de CID, porém ocorre depois e não no momento.
Esse grupo tem muita lesão de endotélio, estará com o sistema da coagulação muito ativo ficará acamado com fluxo muito lento então, terá uma facilidade maior que outras pessoas de ter trombose venosa profunda além dos fumantes.
Dependendo da situação o médico opta em dar anticoagulante para esses pacientes.
Turbulência de