atividades rítmicas(afro-brasileiras)
A função principal dos exercícios de ritmo é harmonizar dispô pessoas para a aprendizagem. De forma lúdica e alegre, ensinam-se joguinhos, poemas e canções executados por todos, com muito movimento e ritmo,
“afinando” a turma. Também se trabalham o esquema corporal, espacialidade, dicção, atenção, integração social e muitos outros aspectos. A longo prazo, o trabalho rítmico desenvolve qualidades e cria disposições e habilidades para o trabalho teatral.
Atividades Rítmicas
Brinquedos, danças e exercícios individuais ou em grupo, de caráter exclusivamente recreativo, que oportunizam a conscientização do ritmo individual e do ritmo relacionado aos estímulos externos. Embora também produzam noções importantes para a construção das consciências espacial, direcional e corporal, a temporal é a mais estimulada.
regiões
Região norte carimbó Dança Paraense criada pelos
Índios Tupinambás, que pelos historiadores eram dotados de um excelente senso artístico. Iniciouse com ritmo mais monótono e a partir da entrada dos escravos africanos na dança, passou a ser mais vibrante com a utilização dos tambores africanos. Com essa maior vibração os colonizadores portugueses passaram a incentivar e a participar, acrescentando assim as traços da expressão corporal característica da dança portuguesa. Não é a toa que a
“dança do carimbo” apresenta em certas passagens, alguns movimentos das danças folclóricas lusitanas, com os dedos castanholando na marcação certa do ritmo agitado e absorvente.
Região nordeste
Frevo
Dança Pernambucana que nasceu por volta de 1910, nascendo de um ritmo carnavalesco bastante animado que é o frevo. O frevo vem da palavra ferver, pois seu estilo de dança parece que a pessoa está dançando sobre água quente. È dançada com um tipo de marchinha mais acelerada e tocada por bandas.
Seus passos são muito técnicos e complicados, pois