relatório
Educador: Madson Nery – Fundamentos da atividade rítmica e dança
Educando: Emerson de Jesus Lima - 2° semestre Ed. Física
Quadro de Tirocíneo - Atividade Rítmica e Dança
1 – Objetivo ( o que é?)
A palavra ritmo - em grego rhythmos- significa ‘aquilo que se move, aquilo que flui’, o que nos leva a concluir que todo movimento é ritmo em potencial.” Ou seja: “o ritmo e o movimento se desenvolvem simultaneamente no tempo e no espaço. Desta forma, confirmamos nossa consideração que o RITMO é MOVIMENTO, que o MOVIMENTO é RITMO. Isto deixa claro que, o ritmo é algo inerente à vida humana. E a a dança é uma forma de comunicação, considerada a mais antiga, visto que, desde os tempos primitivos, os homens já a utilizava para expressar seus sentimentos e desejos.
2 – Finalidade (para que?)
Fica claro que, as atividades rítmicas e a dança, são conteúdos capazes de contemplar diversas finalidades no processo de ensino e aprendizagem dos seres. Segundo Gaspari (2000, p. 199), “tal prática corporal pode estar na escola de acordo com os pressupostos educacionais e ser adaptada conforme as necessidades e características do contexto escolar”. A relevância das atividades rítmicas está pautada nos aspectos comunicativos e expressivos do ser humano, pois, por meio desse conteúdo, é possível não apenas compreender, mas também produzir códigos corporais de comunicação. Paralelo a isso, é possível desenvolver a criatividade dos seres e, principalmente, a interação. Isto porque, por meio da dança, é plausível trabalhar a socialização, tornando o cidadão mais comunicativo, e mais confiante em suas ações, garantindo, assim, uma aprendizagem positiva.
3 – Justificativa ( por quê?) As atividades rítmicas e a dança pertencem à cultura corporal, devendo ser desenvolvidas de forma coerente e dinâmica. De acordo com Verderi (2000), a Educação Física é uma disciplina que trabalha diretamente com o movimento humano.
4 – Fundamentos ( embasado em que?)
As atividades