Aps 1° semestre adm
Com a revolução industrial dois fatos importantes ficaram videntes:
- O crescimento acelerado e desorganizado das empresas,
- A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações.
Em meados do século XX surgem os pioneiros que foram chamados de fundadores da Escola de Administração Cientifica ou Clássica: Taylor com a administração cientifica desenvolvida nos EUA, com a ênfase na estrutura.
O nome administração cientifica consiste em usar métodos da ciência nos problemas da administração. Frederick Winslow Taylor (1965-1915) nascido na Filadélfia, EUA, considerando fundador da administração cientifica focava na racionalização do trabalho com a preocupação de eliminar o desperdício e elevar os níveis de produção e levou isso consigo na MIDVALE STEELCO, empresa que se tornou engenheiro chefe.
Primeiro Período de Taylor.
O primeiro período de Taylor (1903), corresponde a publicação do seu livro Shop Management ( Administração de Oficinas) que menciona os estudos de tempos e movimentos onde ele diz:
O objetivo da administração é pagar salários melhores e reduzir custos de produção;
Com esse objetivo, a administração deveria aplicar métodos de pesquisas para determinar a melhor maneira de executar tarefas;
Os empregados deveriam ser cientificamente selecionados e colocados em seus postos com condições de trabalho adequadas para que as normas possam ser cumpridas;
Os empregados devem ser treinados para aperfeiçoar suas aptidões e executar as tarefas, a fim de cumprir uma produção normal;
Deve haver uma atmosfera de cooperação entre administradores e trabalhadores, para garantir um ambiente psicológico adequado.
Segundo Período e Taylor.
O segundo período corresponde à época de publicação do seu livro princípios de administração Cientifica (1911), aonde suas idéias vieram a ser expostas com maior clareza.