Atividades pedágogicas
Conforme o referencial curricular nacional “todas as atividades permanentes do grupo contribuem de forma direta ou indireta para a construção da identidade e o desevolvimento da autonomia, uma vez que são competências que perpassam todas as vivencias das crianças”. (INOVE,et all1998,p. 62).
Percebe-se que as atividades permanentes estão relacionadas à rotina escolar, ou seja, tudo o que for desenvolvido diariamente com as crianças, desta forma, concluir-se que essas atividades quando são desenvolvidas individualmente ou em grupos é fundamental para o desenvolvimento infantil, assim, a criança aprende a interagir com as pessoas e conseguirá se expressar naturalmente absorvendo produtivas experiências que ajudará a construir sua própria autonomia.
2. SEQUÊNCIA DE ATIVIDADE
De acordo com as atividades permanentes inclusa no referencial curricular nacional “A construção da identidade e a conquista da autonomia pelas crianças são processos que demandam tempo e respeito as suas características individuais. Nessa medida algumas atividades propostas de forma sequenciadas podem ajuda-las nesse processo”. (INOVE,et all1998,p.63).
Considera-se uma forma favorável trabalhar com a sequência de atividades para a construção da autonomia da criança, visto que determina possibilidade da criança interagir e desenvolver o cognitivo, lúdico e a coordenação motora através de determinada atividades: jogos, brincadeiras, teatros entre outras atividades que façam com que as crianças participem direto ou indiretamente, pois é necessário a participação coletiva de cada criança. Nesse foco, trabalham-se também matérias interdisciplinares onde a criança aprende os temas transversais como: diversidade cultural, meio ambiente, saúde, mercado de trabalho, competividade e ética, visando sempre o aprendizado de cada