Atividades lógica
A sequência linear de aminoácidos de uma proteína define sua estrutura primária.
O filamento de aminoácidos se enrola ao redor de um eixo, formando uma escada helicoidal chamada alfa-hélice. É uma estrutura estável, cujas voltas são mantidas por pontes de hidrogênio. Tal estrutura helicoidal é a estrutura secundária da proteína.
As proteínas estabelecem outros tipos de ligações entre suas partes. Com isto, dobram sobre si mesmas, adquirindo uma configuração espacial tridimensional chamada estrutura terciária.
Muitas proteínas são formadas pela associação de dois ou mais polipeptídeos (cadeias de aminoácidos). A maneira como estas cadeias se associam constitui a estrutura quaternária dessas proteínas.
2) Explique o que é uma enzima e a sua função. Cite 2 exemplos. As enzimas são proteínas que, atuando como catalisadores na maioria das reações bioquímicas, baixam a energia de ativação necessária para que se dê uma reação química.
Suas funções são:
Formação estrutural, crescimento, desintoxicação, defesa e mecanismos de cura do organismo vivo. São fundamentais na regulação das atividades bioquímicas do organismo, como a digestão e absorção de alimentos, equilíbrio hormonal, atividade cerebral, humor, sexualidade, circulação sanguínea, respiração, estímulos nervosos, reposição celular, sistema imunológico, mecanismos dos sentidos (paladar, olfato, tato, visão e audição) e outras.
Exemplos:
● Amilase pancreática (produzida no pâncreas). Atua sobre amido e dextrinas, originando maltose, continuando a digestão iniciada na boca (pela ptialina ou amilase salivar).
● Lipase pancreática e intestinal (produzida no pâncreas e intestino delgado). Atuam sobre gorduras, transformando-as em ácidos graxos e glicerol. 3) Explique o que é desnaturação protéica:
A desnaturação ocorre quando a proteína perde sua estrutura secundária e/ou terciária, ou seja, o