Atividades Físicas para crianças
BRASILIA
2015
Cambalhota frontal para FRENTE
1º Fique de pé sobre uma esteira colocada num espaço amplo. A cambalhota pode ser feita dentro de casa, sobre um tapete de ginástica, ou fora dela, no gramado do quintal. O importante é procurar por um local plano onde você tenha bastante espaço. Outra opção é executar a cambalhota em algum lugar inclinado e usar a gravidade para ajudá-lo.
2º Fique na posição inicial. Agache-se com os pés juntos. Para isso, junte os pés e dobre os joelhos de forma a ficar de cócoras. Na sua frente, coloque as mãos no chão com os cotovelos dobrados. Elas mãos devem estar igualmente espaçadas na largura dos ombros. Essa é a posição de partida para um novato em cambalhotas.
Como alternativa você pode ficar de pé com as mãos bem esticadas acima da cabeça. Lance o corpo para frente e dobre os joelhos ficando numa posição de agachamento.
3º Abaixe a cabeça por entre os braços. Assegure-se de posicionar o queixo no tórax. Ao executar a cambalhota, não coloque peso no pescoço, pois ele deve se mover diretamente na direção da parte superior das suas costas. Comprimir o queixo ajudará a não exercer pressão no pescoço.
4º Role para frente. Empurre a parte superior das costas, de forma que seu corpo role e seus quadris sejam empurrados por cima da cabeça. Siga a curva da sua coluna conforme rolar. Mantenha as costas curvadas e as mãos, em posição.[1]
Não role para os lados. Faça isso diretamente para frente ao longo de sua coluna. Caso contrário, você pode cair para um lado ou outro.
Certifique-se de manter o queixo pressionado no peito, e as costas curvadas. Se você se endireitar, a cambalhota não terá tanto impulso.
5º Ao longo da cambalhota, mantenha as pernas esticadas, e os dedos apontados para frente. Dobre as pernas apenas ao final do rolamento, quando for hora de levantar. Esse é o posicionamento padrão para a cambalhota para iniciantes.
No entanto, alguns